CINEAD/LECAV

Confira o site do CINEAD/LECAV.

País: Brasil
Cidade: Rio de Janeiro

Descrição:

O CINEAD/LECAV Laboratório de Educação, Cinema e Audiovisual da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão vinculando políticas e pedagogias do cinema e da educação em parceria com a escola pública, a cinemateca e o hospital.

As pesquisas se articulam com as atividades de extensão e ensino que resultam em ações colaborativas entre a Universidade e escolas públicas de Educação Básica municipais, estaduais e federais, a Cinemateca do MAM Museu de Arte Moderna, o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira e o Hospital Universitário da UFRJ.

A fundamentação teórico-metodológica de nosso trabalho aposta na potência pedagógica do cinema no espaço escolar, do museu e hospitalar, como cenários de descoberta e invenção de mundos. As experiências articuladas entre professores, estudantes, artistas, preservadores, pacientes e trabalhadores da saúde afirmam uma construção do público, do comum, em um diálogo que espacializa um tempo de interação entre gerações.

Hoje o audiovisual e as mídias digitais nos permitem fazer uma apropriação criativa e híbrida do cinema que permite aprender, desaprender e reaprender o mundo, a cada vez que produzimos e compartilhamos, em diversas linguagens, conhecimento e sensibilidade.

Localização:

Ver mapa ampliado