Escola de cinema CINEAD – Vidigal

País: Brasil
Cidade: Rio de Janeiro

Descrição: Em 2008 foi criada a primeira escola de cinema como um formato piloto no Colégio de Aplicação da UFRJ visando ampliar esse projeto para outras escolas públicas interessadas.

Em 2011nosso projeto foi um dos quatro contemplados pelo Edital da Economia da Cultura SEBRAE/FINEP/MCT, que permitiu convidar a Alain Bergala como consultor para a formação de professores durante um ano em um curso de Aperfeiçoamento sobre Cinema na Escola com uma abordagem teórico-metodológica que orientou a criação de 4 escolas de cinema em escolas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro. Cerca de 30 escolas inscreveram duplas de professores para participar do curso intensivo durante o mês de janeiro de 2012 e em encontros quinzenais durante aquele ano. Desenvolvemos aprendizados de acordo com a consultoria de Alain Bergala. Os professores participantes do curso experimentaram todas as práticas previstas para serem desenvolvidas com as crianças. As escolas contempladas foram:

CIEP 175 José Lins do Rego (São João de Meriti)

Colégio Estadual José Martins da Costa (Nova Friburgo)

Escola Municipal Vereador Antônio Ignácio Coelho (Paraíba do Sul)

Escola Municipal Prefeito Djalma Maranhão (Vidigal cidade do Rio de Janeiro).

Ainda o Instituto Benjamin Constant (IBC) que recebe estudantes cegos e de baixa visão e o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) criaram suas respectivas escolas de cinema com um aprendizado que realizamos conjuntamente. Bergala nos acompanhou no início da formação e voltou no meio do processo para avaliar o andamento do projeto para analisar as produções dos professores. Nessa oportunidade visando compartilhar o privilégio de contar com a sua presença para aprender cinema gravamos com ele um Abecedário (audiovisual) de cinema em 2012 que foi o primeiro de uma série que na atualidade constitui a coleção de Abecedários CINEAD fundamentalmente sobre Cinema Arte e Educação.

Durante 2013 fizemos um acompanhamento presencial mensal de cada escola que continuaram a trabalhar com autonomia depois. Em 2014 se incorpora o setor de Educação Infantil que hoje faz parte do CAp (Fundão).

Localização:


Ver mapa ampliado

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.