Serão realizados entre os dias 19 e 21 de junho o XVI Fórum da Rede Kino: Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual e a 19ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (História, Preservação e Educação). Na ocasião ocorrerão debates sobre a ampliação da proposta de regulamentação da lei 13006/14, de elaboração do Plano Nacional de Cinema na Escola, em tempos de Política Nacional de Educação Digital e Estratégia Nacional de Escolas Conectadas.

A lei de 2024, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para obrigar a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica.

Nesse sentido, a Curadoria Temática Educação solicita ampla participação ao formulário de consulta pública remota.

Formulário:

A Rede KINO – Rede Latino-Americana de  Educação, Cinema e Audiovisual convida você para participar na segunda Ampla Consulta Remota sobre a Minuta do Decreto de Regulamentação da lei 13006/14 em elaboração pelo MEC e MinC.

Leia a LEI Nº 14.533.

Institui a Política Nacional de Educação Digital e altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), 9.448, de 14 de março de 1997, 10.260, de 12 de julho de 2001, e 10.753, de 30 de outubro de 2003.

País: Brasil
Cidade: Brasília DF

Confira o site Programa Escuela al Cine/a>.

El Programa Escuela al Cine es una iniciativa de la Cineteca Nacional de Chile, financiada por el Fondo de Fomento Audiovisual del Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio, que tiene por objetivo formar públicos escolares para el cine y el audiovisual chileno.

Esta misión se concreta por medio de la creación de Cineclubes Escolares en establecimientos educacionales, espacio coordinado por profesores y que agrupa a estudiantes en torno al cine y audiovisual, permitiendo así formar integralmente a niños, niñas y jóvenes del sistema escolar.

Hoy el programa cuenta con casi 300 cineclubes presentes en todas las regiones del país, que forman parte de la Red de Cineclubes Escolares, enriqueciendo así las experiencias formativas de más de 3.000 estudiantes.

País: Chile
Cidade: Santiago de Chile

Confira o site La Combi.

Somos una asociación peruana que nos movemos para defender la diversidad cultural, los derechos humanos y el medio ambiente a través del cine, el audiovisual, la creatividad y el pensamiento crítico. Rodamos a diferentes lugares en los que organizamos muestras y proyecciones de cine al aire libre, desarrollamos proyectos educativos y realizamos talleres de cine para contar todas esas historias que vale la pena ser contadas.

País: Peru
Cidade: Lima

Confira o site Casa de la Literatura Peruana.

La Casa de la Literatura Peruana es un lugar de encuentro, reflexión y creación en torno a la literatura. Sus programas y actividades tienen el propósito de difundir el conocimiento de la literatura del Perú, promover experiencias literarias diversas y fomentar la producción literaria nacional. Como institución cultural y educativa que pertenece al Ministerio de Educación, tanto el ingreso y los servicios son gratuitos.

País: Peru
Cidade: Lima

Confira o site Filmes que Voam.

País: Brasil
Cidade: Florianópolis/SC

Descrição:

A Filmes Que Voam é dirigida pelo cineasta Chico Faganello, formado em comunicação, com especialização em cinema e doutorado em literatura. A empresa é  pioneira na realização de filmes em Santa Catarina e séries de TV no Sul Brasil. Com ênfase nas realidades e cultura o primeiro filme, O Voo Solitário. Der Einsame Flug (falado em português e alemão), rodou em festivais brasileiros e no exterior, e foi distribuído de forma independente em VHS para locadoras e escolas do estado. Em seguida, a produtora realizou séries documentais para RBSTV/Globo News, com serviços na Europa. O primeiro longa- metragem, Outra Memória, trata do Nazismo no Brasil e restaurou uma coleção valiosa de filmes e fotos da época.

Também foi exibido em formato de série pela RBS TV. Muamba foi um dos primeiros longas brasileiros a ter sua estreia na internet, com a criação do www.filmesquevoam.com.br, que foca também na distribuição de curtas infantis e conteúdo próprio, e presta serviço para o mercado profissional de acessibilidade audiovisual, com libras, audiodescrição e closed captions. A empresa com frequência trata de temas relacionados com religião e sociedade, como na comédia Fanáticas, exibida pelas TVs Brasil e TV Cultura e dezenas de outras, e Oração do Amor Selvagem (2015), distribuído em salas 13 cidade do Brasil, exibidos em Festivais como Locarno e licenciado para TV e Streaming, além da produção no Brasil de Un Giorno devi Andare, de Giorgio Diritti, e séries para a TV como Madre Paulina. Entre outros, a empresa também realizou o longa documental Amizade, em plataformas de streaming, e os documentários Espírito de Porco (premiado no Brasil e no exterior) e O Capitão Imaginário (vencedor do Ecocine). A empresa também tem parceria de 16 anos com a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e uma cartela de clientes de serviços de acessibilidade como a Unesco, Ministério Público de Santa Catarina, BRDE, SENAI, Caixa Econômica Federal, Celesc, entre outros. A sede própria é em Florianópolis (SC), com estúdio com chroma-key, equipamento de gravação, iluminação e edição próprios. Tem funcionários fixos, colaboradores e parceiros e atualmente realiza o Curso de Acessibilidade Audiovisual, que objetiva preparar a indústria a produzir e distribuir conteúdos audiovisuais para pessoas cegas e com baixa visão, surdas e ensurdecidas, idosas, com deficiências intelectuais, aspectos do autismo e outras com diversidade sensorial.

País: México
Cidade: México

Proposta Curricular Baixe o PDF.

La Reforma Educativa tiene como objetivo fundamental convertirse en un instrumento decisivo para el desarrollo humano, social, político y económico de México.

Confira o site da Vancouver Public Schools.

País: USA
Cidade: Vancouver WA